Dicas de como viajar barato

Viagens acessíveis são saídas excelentes para aqueles que pretendem viajar com uma certa frequência e aproveitar o máximo possível. É claro que cada viajante possui seu estilo ideal de aventuras e experiências, mas obviamente, dentre as necessidades básicas do ser humano, o luxo não se encaixa! Apesar de ser comum que as economias venham de aspectos como hospedagem, alimentação, transporte e afins, não há necessidade de abrir mão de critérios imprescindíveis como um lugar limpo e confortável. Mas de qualquer maneira, os recursos poupados poderão ser aplicados em outras prioridades, de acordo com cada perfil! O ideal é que cada pessoa faça uma média dos pontos que realmente compensam economizar. Por isso, confira algumas dicas importantes para economizar, tanto para viagens no Brasil, quanto fora:

Hospedagem:
Os hostels geralmente são opções incríveis de hospedagem. Mas há diversos pontos que merecem a sua atenção! O primeiro deles é a localização. Apesar de a maioria das acomodações possuirem valores inferiores em relação a hotéis, por exemplo, pode ser que o que será gasto com deslocamento e transporte, faça não compensar. Alguns albergues possuem opções de internet grátis, café da manhã e afins. Enquanto outros, não! Quanto mais pessoas no quarto compartilhado, mais barato será. Mas fique atento, já que os espaços podem ser mal distribuídos ou, em alguns casos, pode ser que compense ainda mais alugar um quarto individual.

Assim como as passagens aéreas, a hospedagem também deve ser pesquisada com antecedência. Quanto antes, menores serão as taxas!

Além do famoso hostel, há opções ainda mais baratas. Dentre elas, o Bed & Breakfast. Trata-se de alugar um quarto dentro da casa de alguém, e ainda contar com café da manhã incluso. Uma forma interessantíssima de conhecer a cultura e a forma de vida daquele determinado local em que há pretensão de conhecer. Outra opção é o CouchSurfing, que funciona muito bem na maioria dos países da Europa. Trata-se de uma rede de viajantes (que já conta com mais de 1 milhão de membros) que oferecem e buscam “espaços” para dormir na casa de alguém.

Passagens Aéreas:
As passagens aéreas costumam consumir boa parte do orçamento dos viajantes. A principal dica é pesquisar constantemente e com bastante antecedência. Além de claro, ficar de olho nas promoções! Um dos melhores sites que apontam ofertas diárias é o Melhores Destinos. É necessário que o viajante possua uma certa flexibilidade em relação às datas da viagem, principalmente porque será muito difícil encontrar uma promoção exatamente nos dias em que há disponibilidade. Justamente por isso, o ideal pode ser adquirir os bilhetes aéreos com pelo menos 6 meses de antecedência.

Alimentação:
Comprar produtos para fazer sua própria refeição sempre será a opção mais barata, independente do local que você estiver. Tanto hostels quanto hotéis ou apartamentos, possuem opções de cozinhas que podem ser facilmente utilizadas. A principal dica é que você prepare suas refeições antes de sair para um dia cheio de programações, pensando em cada parte do dia, separadamente. Dessa forma, não precisará gastar altos valores, sobretudo se estiver em regiões turísticas! Dependendo do local, aproveite para comprar água nos mercados também, já que pode ser bem mais vantajoso.

Tente manter o equilíbrio até neste de alimentação, já que experimentar pratos típicos de determinados locais, também faz parte da experiência de viagem. Por isso, veja suas prioridades e tente encaixar alguns restaurantes à programação!

Escolha a melhor época para viajar:
Como nem todas as pessoas possuem disponibilidade de viajar em datas pré-estabelecidas em promoções, por exemplo, evitar as altas temporadas já pode auxiliar na economia. Tente evitar os meses entre novembro e fevereiro e julho, que é o principal período de férias! Mas é claro que as temporadas dependerão dos locais que você deseja ir.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Top destinos mais bonitos do mundo

Dicas de Portugal