Dicas de Portugal

Antes esquecido pela maioria dos viajantes, hoje está entre um dos destinos mais cobiçados da Europa. Com paisagens incríveis, museus, atrações culturais, históricas e uma das gastronomias mais admiradas mundo afora, este local é responsável por guardar diversas surpresas e admirar os visitantes. Confira algumas dicas fundamentais antes de embarcar:

O aeroporto Lisboa-Portela é um dos principais pontos de entrada do país, sobretudo quando trata-se de vôos internacionais. Localizado a apenas 7 quilômetros do centro de Lisboa, é o maior do país. Mas também há outros aeroportos de grande porte que podem ser interessantes, dependendo da região em que o viajante pretende chegar. A principal companhia aérea responsável por operar vôos que saem do Brasil em direção a Portugal é a TAP, e ainda disponibilizam opções de stopover, caso o passageiro queira passar até 3 dias em outra cidade, que não o seu destino final. Mas como Portugal localiza-se na Europa, outras empresas como KLM, Air France, Iberia, Azul, Lufthansa e outras, também possuem vôos para esse destino. Para quem já está passeando na Europa, há diversas companhias aéreas como a Ryanair, consideradas lowcost, que disponibilizam vôos com um excelente custo benefício para diversos locais, incluindo Portugal.


Assim como a maioria dos países da Europa, não é necessário de vistos especiais para entrar no país. Mas é importante lembrar que para esses casos, o período máximo de permanência é de 90 dias. Fique atento em relação ao passaporte, já que só será aceito no máximo até 3 meses antes do vencimento. Além disso, é obrigatória a apresentação do seguro-viagem! Não só em Portugal, mas em todos os países da Europa. Por precaução, esteja com as passagens de volta e os comprovantes de reservas dos hotéis, que servirá como prova de que seu objetivo não será ficar ilegal no país.

Caso esteja em seus planos alugar um carro durante o período de estadia em Portugal, saiba que a carteira de habilitação brasileira é aceita por lá. Mas não esqueça de andar com o passaporte, sempre. Ou seja, não é necessário tirar a carteira internacional de habilitação. A situação só muda caso você esteja indo morar lá, já que será imprescindível tirar a carteira de condução portuguesa.

O clima em Portugal costuma ser mais ameno do que outros países da Europa. Principalmente no inverno, quando as temperaturas não são tão rigorosas comparadas a outros locais, com exceção da região norte do país, onde pode chegar até a nevar. Mas mesmo por lá, a porção litoral é quente, sobretudo pela influência do clima mediterrâneo, que sofre influência direta do mar. Durante o verão, entre os meses de julho e agosto, é comum que o clima fique quente e os dias sejam mais longos. Já o inverno, costuma acontecer entre os meses de novembro e março!

Diferente de alguns países da Europa, Portugal é o local ideal para visitação durante todas as épocas do ano. Mas a “melhor época” dependerá de suas programações e prioridades! Mas a temporada favorita entre os viajantes geralmente é o outono ou a primavera, quando as cidades ficam com um visual incrível de flores e afins.

Uma das principais vantagens de Portugal é que sua extensão territorial não é das maiores. Inclusive, o país inteiro chega a ser menor do que alguns estados brasileiros, por exemplo. Mas mesmo assim, trata-se de um local com muitas atrações turísticas e afins. Para usufruir do que o país tem de melhor a oferecer, com calma, o ideal seria ficar pelo menos 10 dias por lá! Se houver a possibilidade de acrescentar mais tempo, melhor ainda, já que dá para acrescentar mais locais à programação.

Anote algumas regiões imperdíveis em Portugal:

Lisboa
Porto
Vale do Douro
Algarve
Lagos
Óbidos
Ilha da Madeira
Alentejo
Évora
Sintra
Fátima
Coimbra
Nazaré
Aveiro
Braga
Guimarães
Barcelos
Ponte de Lima
Tomar
Batalha
Tróia
Cascais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Dicas de como viajar barato

O que fazer em Amsterdam?